top of page
  • Foto do escritorMari Rabelo

Quem é você na equipe?



Já parou para pensar nisso?


É bem comum precisarmos ser multi-tarefas e nos afogarmos tentando executar toda a cadeia do processo. Pode parecer que funciona, mas na verdade você está criando uma grande confusão no fluxo hierárquico de informação da sua empresa, o que vai ser um dificultador quando você precisar contratar mais pessoas ou expandir a sua fábrica. Você é aquele que opera as máquinas e gerencia a sua empresa? Ou você é aquele que supervisiona o processo e assume a direção geral?


Por menor que seja a sua fábrica, é importante que você separe a sua equipe em 4 grupos para que TODAS as tarefas da fábrica tenham "donos":

- operador (a): quem executa a operação das máquinas e registra dados da operação;

- supervisor: é quem monitora a operação e treina sempre que necessário. Além de monitorar e coletar os dados registrados pela operação;

- gerente: deve analisar os dados registrados pela operação, gerar gráficos e índices de controle para a direção;

- direção: é quem interpreta os gráficos e índices apresentados pela gerência e define METAS para toda a equipe.


Parece utópico? Acredite: não é! Você quem começou a fábrica agora e precisa fazer tudo, comece aprendendo a operar as máquinas e treine alguém assim que possível. Em seguida, assuma o papel de supervisão. Quando puder crescer a equipe, promova seu operador a supervisor e peça que ele treine seu novo funcionário, dessa forma você estará livre para "planilhar" seus dados e identificar seus pontos de controle na fábrica e GERENCIAR sua empresa. Vai chegar o dia que você precisará escolher entre estar presente na fábrica ou "ir pra rua" para desenvolver atividades externas o tempo todo: contrate um gerente! E, à medida que sua fábrica crescer, você cria departamentos para os diferentes supervisores e gerentes que serão necessários ao longo dos anos. Não tente fazer tudo. Invista em pessoas, sua empresa agradece e seus colaboradores também. O dia-a-dia da cervejaria fica mais fluido para todos fazendo assim.


Este amigo foi útil para você? Se sim, compartilhe com um amigo(a) empreendedor ou deixe um comentário.


Um grande abraço, Mari.



58 visualizações0 comentário

Комментарии


bottom of page