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  • Foto do escritorMari Rabelo

Brewpub, um negócio rentável



Você sabia que um Brewpub pode vender barris e garrafas? Além disso, diferente do que muita gente acha, Brewpub também pode vender barris e garrafas para outros pontos de venda de terceiros: bares, restaurantes, padarias, supermercados, eventos, dentre outros.

Como mencionei anteriormente em outro artigo aqui no Blog, Brewpub é um modelo de negócio no qual a venda de cervejas acontece no mesmo endereço de localização da cervejaria (estabelecimento produtor e envasador de cervejas). E, justamente por isso, é um negócio rentável. Isso acontece porque a venda é realizada diretamente para o consumidor final, cortando-se o intermediário e pagando menos imposto. Além disso, economiza-se com combustível e hora-homem de trabalho mensal para logísticas de entrega, uma vez que o consumidor vai até o estabelecimento e não o contrário. Ainda sobre as vantagens do modelo de negócio, o ticket de consumo por cliente é mais alto em função do serviço de alimentação, já que o cliente quando visita o Brewpub “come e bebe” ao invés de só “beber”.

Entretanto, uma das dificuldades que alguém pode se esbarrar na hora de montar um Brewpub é o licenciamento ambiental: na maioria dos municípios a atividade de “bares e restaurantes” é permitida em toda extensão da cidade, mas a atividade “fabricação de cervejas e chopes” pode ter proibições ambientais – independente do volume de produção mensal de cervejas previsto. Adicionalmente, limitações quanto ao volume dos equipamentos da cervejaria do Brewpub ou restrições quanto ao tratamento de resíduos também podem ser encontradas. Mas dentre todos os desafios o maior ainda é o “financeiro gerencial”, o qual é realizado pelo dono do Brewpub. Diferente da atividade “financeiro contábil” realizada pelo contador com foco no que já foi feito, a atividade “financeiro gerencial” refere-se à organização financeira de dados realizada pelo dono do negócio com vistas para o futuro: análises de dados que permitam identificação e gerenciamento de macro-índices objetivando tomadas de decisões estratégicas para o desenvolvimento positivo do negócio. E, infelizmente, ainda tem gente que não faz esse dever de casa e corre o risco de pagar imposto de cerveja sobre venda de comida!

E, para você que gostaria de ter um Brewpub e não quer passar por dificuldades de iniciante, aqui vão algumas dicas:

  • Faça uma consulta prévia na prefeitura ou região administrativa do seu município e entenda se o plano diretor local apresenta proibições legais quanto à atividade industrial “fabricação de cervejas e chopes”;

  • Faça uma consulta prévia no órgão ambiental da sua cidade e entenda se há proibições e/ou restrições legais quanto à atividade industrial “fabricação de cervejas e chopes”;

  • Comece seu Brewpub do jeito certo! Entenda desde já que você tem “dois negócios em um”, ou seja, você tem um “Restaurante” e uma “Cervejaria” e, por isso, é imprescindível que você exerça a contabilidade financeira individual de cada um desde o início – mesmo que no final do mês tudo esteja dentro do mesmo caixa;

  • Contrate um contador! Você precisará deste profissional para ajudá-lo(a) a definir estratégias para redução de despesas.

Para você se inspirar, aqui vão algumas referências de Brewpub incríveis:

  • Cervejaria Santa Dica;

  • Cervejaria Madstein;

  • Cervejaria Casarão;

  • HopCapital Beer;

Se você não conhecia este modelo de negócio e gostaria de saber mais sobre Brewpub, acesse este artigo.


À você que me acompanhou até aqui o meu muito obrigada. Espero que eu o(a) tenha ajudado(a). Lembre-se de compartilhar este conteúdo ou salvar para reler depois.

Até a próxima e um grande abraço!!

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